novidade

Documento de licenciamento anual de veículo deixará de ser enviado pelo Detran

Deni Zolin

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Detran, Divulgação/Novo documento é impresso em folha A4, em preto-e-branco. Ou pode ser baixado no celular

A partir deste sábado, 1º de agosto, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran RS) deixará de imprimir e enviar pelos Correios o documento anual de automóveis e demais veículos, chamado Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A partir deste final de semana, quem pagar o IPVA e o licenciamento anual terá de imprimir em casa, sem pagar taxa extra, o documento para circular com o veículo. Será uma impressão normal, em preto e branco, em papel branco A4 (folha de ofício). O proprietário também terá a opção de ir até um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) e pedir a impressão do CRLV, mas daí haverá um custo de R$ 8, ou ainda baixar o CRLV Digital de seu veículo no próprio celular, acessível por dispositivos móveis através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Segundo o Detran, a impressão "caseira" do documento CRLV (na foto acima) tem total validade jurídica para rodar com o veículo, assim como o CRLV Digital (CRLV-e), no celular. A validação se dá por meio da leitura do QRCode no documento.

Entre 20 principais cidades, Santa Maria é a 6ª com maior índice de distanciamento. Veja a taxa dia a dia

O Detran RS explica que a mudança ocorreu porque o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) teve o seu layout alterado recentemente pela legislação federal, por meio da Resolução Contran 788-2020. "Aqui no Estado, desde fevereiro de 2020, o licenciamento anual pode impresso em folha branca comum (A4), em qualquer impressora. Por meio dessa resolução, ficou definido que 2020 foi o último ano da versão antiga do documento, aquela "verdinha", que seguirá sendo impressa e enviada pelos Correios para o endereço do proprietário somente até 31/07/2020.", diz o Detran, em nota.

VEÍCULO ZERO OU TRANSFERIDO
Porém, em caso de compra de carro zero quilômetro ou de transferência do veículo para novo proprietário, o Detran gaúcho seguirá imprimindo e enviando pelos Correios a via "verdinha" do Certificado de Registro de Veículo (CRV), que vai substituir o antigo DUT (Documento Único de Transferência, usado para fazer a transferência do veículo, quando é vendido).

COMO PEGAR UMA CÓPIA
Como imprimir o CRLV em casa 

  • Para obter a versão para impressão, o dono deve acessar o Portal de Serviços do Denatran ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (o da CNH e do CRLV digitais)
  • O login é feito com os dados do cadastro no portal gov.br, informando CPF e senha. Para quem não tiver, no site acima há um link para o cadastro no gov.br
  • Usuários novos precisarão se cadastrar, fazendo o passo a passo
  • Para veículos de Pessoa Jurídica, a obtenção do CRLV-e só está disponível no Portal do Denatran com login por Certificado Digital
  • A impressão deverá ser em papel sulfite branco e formato A4, com tinta preta, em página única

Como pedir uma cópia impressa do CRLV num CRVA

  • Vá até um CRVA de sua cidade e peça uma cópia impressa do documento do carro, que será impresso em folha A4, em preto e branco. O custo é de R$ 8

Como obter o CRLV Digital (CRLV-e) no celular

  • Além da versão imprimível, o CRLV-e está disponível na forma digital, no aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito.
  • A versão virtual dispensa o porte de documento em papel, exceto para transitar em outro país. Nesse caso, o condutor deverá portar obrigatoriamente a versão impressa do CRLV-E

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: alimentação saudável e essencial é o principal produto de loja de alimentos

Próximo

Arrecadação para a Campanha do Agasalho termina sexta em Santa Maria

Geral